PROFESSORAS INICIANTES E O PAPEL DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA
Palavras-chave:
Formação de inicial, TCC em Educação Matemática, Professores iniciantes.Resumo
Descrevemos resultados de uma investigação, desenvolvida na modalidade de iniciação científica, que teve como objetivo compreender em que medida a pesquisa de trabalho de conclusão de curso (TCC), desenvolvida na licenciatura em Pedagogia, contribuiu para a constituição da identidade e prática pedagógica de professoras que ensinam Matemática em seus primeiros anos de carreira. A pesquisa classifica-se como qualitativa, com análise interpretativa. Durante a produção de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com duas professoras que atuavam em escolas públicas de uma cidade do interior do Mato Grosso do Sul, visando alcançar o objetivo descrito. Os resultados evidenciam que as aulas de "Fundamentos e Metodologias do Ensino de Matemática I e II", cursadas pelas professoras durante a graduação e a pesquisa de TCC em Educação Matemática contribuíram para mobilização de elementos relacionados à identidade profissional no início da carreira, tais como; a) mudanças de atitudes em relação aos conteúdos que ensinam; b) interesse pela pesquisa incentivando para a formação continuada; c) ampliação do repertório didático-pedagógico; e d) auxílio na superação das dificuldades decorrentes do "choque com a realidade" cotidiana da profissão. Em síntese, frente aos dados problematizados neste trabalho, podemos afirmar que tomar contato com referenciais teóricos e metodológicos da Educação Matemática, nos estudos de conclusão de curso, colaborou para a mudança de atitudes em relação à Matemática.
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