PROFESSORAS INICIANTES E O PAPEL DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA
Palavras-chave:
Formação de inicial, TCC em Educação Matemática, Professores iniciantes.Resumo
Descrevemos resultados de uma investigação, desenvolvida na modalidade de iniciação científica, que teve como objetivo compreender em que medida a pesquisa de trabalho de conclusão de curso (TCC), desenvolvida na licenciatura em Pedagogia, contribuiu para a constituição da identidade e prática pedagógica de professoras que ensinam Matemática em seus primeiros anos de carreira. A pesquisa classifica-se como qualitativa, com análise interpretativa. Durante a produção de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com duas professoras que atuavam em escolas públicas de uma cidade do interior do Mato Grosso do Sul, visando alcançar o objetivo descrito. Os resultados evidenciam que as aulas de "Fundamentos e Metodologias do Ensino de Matemática I e II", cursadas pelas professoras durante a graduação e a pesquisa de TCC em Educação Matemática contribuíram para mobilização de elementos relacionados à identidade profissional no início da carreira, tais como; a) mudanças de atitudes em relação aos conteúdos que ensinam; b) interesse pela pesquisa incentivando para a formação continuada; c) ampliação do repertório didático-pedagógico; e d) auxílio na superação das dificuldades decorrentes do "choque com a realidade" cotidiana da profissão. Em síntese, frente aos dados problematizados neste trabalho, podemos afirmar que tomar contato com referenciais teóricos e metodológicos da Educação Matemática, nos estudos de conclusão de curso, colaborou para a mudança de atitudes em relação à Matemática.
Referências
CIRÍACO, K. T.; PIROLA, N. A. "A Matemática, ela assusta um pouco": crença de autoeficácia e mudança de atitudes de estudantes de Pedagogia a partir da pesquisa na formação inicial.
REVEMAT, Florianópolis (SC), v.13, n.1, p.147-162, 2018.
CURI, E. Formação de professores polivalentes: uma análise de conhecimentos para ensinar Matemática e de crenças e atitudes que interferem na constituição desses conhecimentos. 2004. 278 p. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. PUC/SP, São Paulo-SP, 2004.
DOBARRO, V. R. Solução de problemas e tipos de mente matemática: relações com as atitudes e crenças de autoeficácia. 2007. 229 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, FAE/UNICAMP. Campinas-SP. 2007.
DOISE, W. Atitudes e representações sociais. In: JODELET, D. (Org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ. 2000. p.187-204
HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Coord). Vidas de professores. Porto – Portugal: Porto Editora, 1995.
MANZINI, E. J. Entrevista semi-estruturada: análise de objetivos e de roteiro. In: Seminário Internacional sobre Pesquisa e Estudos Qualitativos, 2, 2004, Bauru. A pesquisa qualitativa em debate. Anais...Bauru: USC, 2004. CD – ROOM. ISBN:85-98623-01-6. 10p.
NACARATO, A. M.; PASSOS, C. L. B. A Geometria nas séries iniciais: uma análise sob a perspectiva da prática pedagógica e da formação de professores. São Carlos: EdUFSCar. 2003.
OSTETTO, L. E; BERNARDES. R. K. Modos de falar de si: a dimensão estética nas narrativas autobiográficas. Pro-Posições. V. 26, n.1 (76) p.161 – 178. Jan./abr. 2015.
VEENMAN, S. Problemas percebidos de professores iniciantes. Review of educational Research, v. 54, n.2. p. 39-68. 1984.
PASSOS, C. L. B; NACARATO, A. M. Trajetória e perspectivas para o ensino de Matemática nos anos iniciais. Estudos Avançados [online]. vol.32, n.94 p.119-135. 2018.
Downloads
Publicado
Versões
- 2024-03-05 (2)
- 2022-02-23 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 AONDÊ: Revista de Pesquisa em Educação em Ciências e Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.