PROFESSORAS INICIANTES E O PAPEL DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA

Autores

  • Ana Carolina Faustino Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Naviraí.
  • Fernando Schlindwein Santino Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (FCT - UNESP).
  • Klinger Teodoro Ciríaco Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP.

Palavras-chave:

Formação de inicial, TCC em Educação Matemática, Professores iniciantes.

Resumo

Descrevemos resultados de uma investigação, desenvolvida na modalidade de iniciação científica, que teve como objetivo compreender em que medida a pesquisa de trabalho de conclusão de curso (TCC), desenvolvida na licenciatura em Pedagogia, contribuiu para a constituição da identidade e prática pedagógica de professoras que ensinam Matemática em seus primeiros anos de carreira. A pesquisa classifica-se como qualitativa, com análise interpretativa. Durante a produção de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com duas professoras que atuavam em escolas públicas de uma cidade do interior do Mato Grosso do Sul, visando alcançar o objetivo descrito. Os resultados evidenciam que as aulas de "Fundamentos e Metodologias do Ensino de Matemática I e II", cursadas pelas professoras durante a graduação e a pesquisa de TCC em Educação Matemática contribuíram para mobilização de elementos relacionados à identidade profissional no início da carreira, tais como; a) mudanças de atitudes em relação aos conteúdos que ensinam; b) interesse pela pesquisa incentivando para a formação continuada; c) ampliação do repertório didático-pedagógico; e d) auxílio na superação das dificuldades decorrentes do "choque com a realidade" cotidiana da profissão. Em síntese, frente aos dados problematizados neste trabalho, podemos afirmar que tomar contato com referenciais teóricos e metodológicos da Educação Matemática, nos estudos de conclusão de curso, colaborou para a mudança de atitudes em relação à Matemática.

Biografia do Autor

Ana Carolina Faustino, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Naviraí.

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Rio Claro-SP. Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Naviraí. Líder do TAARÕMBY, Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática e Sociedade. Interesses de pesquisa: Pedagogia Crítica, Educação Matemática Crítica, Educação Matemática para Justiça Social, linguagem e comunicação nas aulas de matemática no Ensino Fundamental e formação de professores que ensinam matemática.

Fernando Schlindwein Santino, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (FCT - UNESP).

Mestrando em Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (FCT - UNESP) - Presidente Prudente/São Paulo, Brasil. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). É Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus Naviraí (UFMS/CPNV), Brasil.  Integrante do MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Participa do GPEA - Grupo de pesquisa "Ensino e Aprendizagem como Objeto da Formação de Professores" (FCT – UNESP). É integrante do TA´ARÕMBY - Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática e Sociedade da UFMS/CPNV.

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP.

Professor Adjunto do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas - DTPP - do Centro de Educação e Ciências Humanas - CECH - da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSCar), do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGPE/UFSCar) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS, Campo Grande-MS. Líder do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação" (CNPq/UFSCar).

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Publicado

2022-02-23 — Atualizado em 2024-03-05

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