A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE IMAGENS EM LIVROS DIDÁTICOS: UM OLHAR PARA O ENPEC
Palavras-chave:
Livro didático, Imagem, ENPEC.Resumo
O presente estudo tem como objetivo compreender a produção acadêmica a respeito das representações imagéticas presentes em livros didáticos de Ciências. Para isso, num viés descritivo-interpretativo, caracterizamos as principais abordagens das pesquisas publicadas no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) ao longo da última década (2010-2019) sobre a questão. Nossos resultados apontam para uma diversidade de enfoques e para uma relevante preocupação por parte dessas pesquisas com o funcionamento das imagens nos processos de significação, emergentes em contextos de ensino e de aprendizagem. Concluímos que as questões que envolvem o livro didático são plurais. Nesse sentido, para além das críticas e/ou mudanças que se fazem necessárias em relação a este recurso, se fazem necessárias proposições de estratégias e formas de uso que possam transgredir tais aspectos.
Referências
CARVALHO, P. S. de. Textos de divulgação científica em livros didáticos de Ciências: uma análise à luz da teoria da transposição didática. 2017. 106 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino. Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2017.
ENGELMANN, G. L. Percepção de cientistas e da história da ciência em livros didáticos de química. 2017. 235 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2017.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MACEDO, E. A imagem da Ciência: folheando um livro didático. Educação & Sociedade, v. 25, n. 86, p. 103-129, 2004.
MARTINS, V. R. O ensino da física moderna nos livros didáticos do início do século XX. 2015. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências). Programa de pós-graduação em Ensino de Ciências. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
MARTINS, I. et al. Uma análise das imagens nos livros didáticos de Ciências para o Ensino Fundamental. In: IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 4., 2003, Bauru, Atas... Bauru: ABRAPEC, 2003, 07p.
MEGID N. J.; FRACALANZA, H. O livro didático de Ciências: problemas e soluções. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 147-157, 2003.
MONTALVÃO NETO, A. L. Discursos de Genética em Livro Didático: Implicações para o Ensino de Biologia. 209 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica). Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.
SANTOS, M. T. et al. A fotografia e o ensino de ciências: impressões de licenciados sobre a experiência de fotografar. In: Congreso Iberoamericano de Ciencia, Tecnología, Innovación y Educación, Artículo 1260., 2014, Buenos Aires, Anais... Buenos Aires, 2014.
SARDINHA, R.; FONSECA, M.; GOLDBACH, T. O que dizem os trabalhos dos anais dos encontros nacionais de pesquisa em ensino de ciências sobre ensino de genética. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 7., 2009, Florianópolis, Atas… Florianópolis: ABRAPEC, 2009, 12p.
SCHEIFELE, A.; MONTALVÃO NETO, A. L.; MIGUEL, K. S.; JUSTINA, L. A. D. Reflexões sobre a relação entre PNLD e livro didático: um olhar discursivo para publicações no ENPEC. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 12., 2019, Natal. Atas... Natal: ABRAPEC, 2019, p. 1-7.
SILVA, H. C. da. et al. Cautela ao usar imagens em aulas de Ciências. Ciência & Educação, v. 12, n. 2, p. 219-233, 2006.
SILVA, A. A.; JUSTINA, L. A. D. História da ciência em livros didáticos de biologia: os conceitos de genótipo e fenótipo. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 1, p. 333-357, 2018.
SOUSA, P. S.; GEHLEN, S. T. Questões Sociocientíficas no Ensino de Ciências: algumas características das pesquisas brasileiras. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, v. 19, p. 1-22, 2017.
SOUZA, L. H. P. de; REGO, S. C. R. Imagens em livros didáticos de ciências e as orientações do programa Nacional do livro didático. Ensaios pedagógicos, v. 2, n. 3, p. 5-15, 2018.
TEIXEIRA, P. M. M.; MEGID NETO, J. O estado da arte da pesquisa em ensino de Biologia no Brasil: um panorama baseado na análise de dissertações e teses. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 11, n. 2, p. 273-297, 2012.