A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE IMAGENS EM LIVROS DIDÁTICOS: UM OLHAR PARA O ENPEC

Autores

Palavras-chave:

Livro didático, Imagem, ENPEC.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo compreender a produção acadêmica a respeito das representações imagéticas presentes em livros didáticos de Ciências. Para isso, num viés descritivo-interpretativo, caracterizamos as principais abordagens das pesquisas publicadas no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) ao longo da última década (2010-2019) sobre a questão. Nossos resultados apontam para uma diversidade de enfoques e para uma relevante preocupação por parte dessas pesquisas com o funcionamento das imagens nos processos de significação, emergentes em contextos de ensino e de aprendizagem. Concluímos que as questões que envolvem o livro didático são plurais. Nesse sentido, para além das críticas e/ou mudanças que se fazem necessárias em relação a este recurso, se fazem necessárias proposições de estratégias e formas de uso que possam transgredir tais aspectos.

Biografia do Autor

Alberto Lopo Montalvão Neto, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, sendo bolsita CNPq. Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba e pela Universidade de Coimbra - Portugal (2013). É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ciência e Ensino (gepCE) e do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências e Biologia (GECIBIO).

Kassiana da Silva Miguel, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2021). Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2013). É integrante do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências e Biologia (GECIBIO).

Lourdes Aparecida Della Justina, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011). Mestre em Educação - Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1998). Professora Associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, atuando na graduação em Ciências Biológicas-Licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências e Biologia (GECIBIO).

Referências

CARVALHO, P. S. de. Textos de divulgação científica em livros didáticos de Ciências: uma análise à luz da teoria da transposição didática. 2017. 106 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino. Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2017.

ENGELMANN, G. L. Percepção de cientistas e da história da ciência em livros didáticos de química. 2017. 235 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2017.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MACEDO, E. A imagem da Ciência: folheando um livro didático. Educação & Sociedade, v. 25, n. 86, p. 103-129, 2004.

MARTINS, V. R. O ensino da física moderna nos livros didáticos do início do século XX. 2015. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências). Programa de pós-graduação em Ensino de Ciências. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

MARTINS, I. et al. Uma análise das imagens nos livros didáticos de Ciências para o Ensino Fundamental. In: IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 4., 2003, Bauru, Atas... Bauru: ABRAPEC, 2003, 07p.

MEGID N. J.; FRACALANZA, H. O livro didático de Ciências: problemas e soluções. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 147-157, 2003.

MONTALVÃO NETO, A. L. Discursos de Genética em Livro Didático: Implicações para o Ensino de Biologia. 209 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica). Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.

SANTOS, M. T. et al. A fotografia e o ensino de ciências: impressões de licenciados sobre a experiência de fotografar. In: Congreso Iberoamericano de Ciencia, Tecnología, Innovación y Educación, Artículo 1260., 2014, Buenos Aires, Anais... Buenos Aires, 2014.

SARDINHA, R.; FONSECA, M.; GOLDBACH, T. O que dizem os trabalhos dos anais dos encontros nacionais de pesquisa em ensino de ciências sobre ensino de genética. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 7., 2009, Florianópolis, Atas… Florianópolis: ABRAPEC, 2009, 12p.

SCHEIFELE, A.; MONTALVÃO NETO, A. L.; MIGUEL, K. S.; JUSTINA, L. A. D. Reflexões sobre a relação entre PNLD e livro didático: um olhar discursivo para publicações no ENPEC. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 12., 2019, Natal. Atas... Natal: ABRAPEC, 2019, p. 1-7.

SILVA, H. C. da. et al. Cautela ao usar imagens em aulas de Ciências. Ciência & Educação, v. 12, n. 2, p. 219-233, 2006.

SILVA, A. A.; JUSTINA, L. A. D. História da ciência em livros didáticos de biologia: os conceitos de genótipo e fenótipo. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 1, p. 333-357, 2018.

SOUSA, P. S.; GEHLEN, S. T. Questões Sociocientíficas no Ensino de Ciências: algumas características das pesquisas brasileiras. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, v. 19, p. 1-22, 2017.

SOUZA, L. H. P. de; REGO, S. C. R. Imagens em livros didáticos de ciências e as orientações do programa Nacional do livro didático. Ensaios pedagógicos, v. 2, n. 3, p. 5-15, 2018.

TEIXEIRA, P. M. M.; MEGID NETO, J. O estado da arte da pesquisa em ensino de Biologia no Brasil: um panorama baseado na análise de dissertações e teses. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 11, n. 2, p. 273-297, 2012.

Downloads

Publicado

2022-02-23 — Atualizado em 2024-03-05

Versões

Edição

Seção

Artigos