UM OLHAR PARA AS NARRATIVAS DE PROFESSORES DAS ÁREAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO CONTINUADA
Palavras-chave:
Formação de Professores, Diários de bordo, Escrita reflexiva.Resumo
Este trabalho trata das narrativas na formação continuada de Professores de Ciências da Natureza e Matemática e tem como objetivo compreender a importância da formação continuada para a constituição docente a partir das narrativas produzidas por professores das referidas áreas participantes do programa de extensão „Ciclos Formativos em ensino Ciências e Matemática‟ da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Cerro Largo. As ações do programa de modo colaborativo e compartilhado permitem o diálogo da tríade de interação, constituída por professores formadores, professores da rede básica de ensino e licenciandos. Nesse movimento formativo são oportunizados aos professores o diálogo e a produção de escritas reflexivas nos diários de bordo e são discutidas questões que permeiam o contexto escolar. A metodologia caracterizou-se como qualitativa e para análise das entrevistas narrativas e dos memoriais de formação dos professores participantes da formação que constituem o corpus da pesquisa adotamos a Análise de Conteúdo. Concluímos que, ao propiciar esses ambientes formativos, o registro de suas vivências e experiências expressas nas narrativas produzidas pelos professores permite a esses tornarem-se sujeitos reflexivos. Assim, assumimos a formação continuada e a escrita de narrativas como instrumentos de reflexão da prática pedagógica que possibilitam (re)configuração/constituição do ser professor em sala de aula.Referências
ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 7. ed. São Paulo: Corteza, 2010.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1979.
CONNELLY, F. M.; CLANDININ, D. J. In: LARROSA, J. (Org.). Déjame que te cuente: ensayos sobre narrativa y educación. Barcelona, E: Laertes, 1995.p.11-51.
HERNÁNDEZ, F. História de vida de professores: o que se pensa na Espanha? Revista Educação em Questão, Natal, v. 25, n. 11, p. 224- 234, jan./abr. 2006.
LIBÂNEO, J. C. Organização e Gestão da Escola: Teoria e Prática. Goiânia, Editora Alternativa, 2004.
MEDEIROS, L.M.B. BEZERRA, C.C. Algumas considerações sobre a formação continuada de professores a partir das necessidades formativas em novas tecnologias na educação. In: SOUSA, R.P. et al., Orgs. Teorias e práticas em tecnologias educacionais [online]. Campina Grande:
EDUEPB, 2016, p. 17-37.
NÓVOA, A. Os professores e as histórias de vida. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992. p. 11-30.
REIS, P. As narrativas na formação de professores e na investigação em educação. NUANCES: estudos sobre Educação, 15(16), 17-34, 2008. Disponível em: <http://www.scribd.com/doc/12655950/As-narrativas-na-formacao-deprofessores-e-nainvestigacao-em-educacao>. Acesso em: 14 outubro 2020
ZANON, L. B. Interações de licenciandos, formadores e professores na elaboração conceitual de prática docente: módulos triádicos na licenciatura de Química. Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP. Faculdade de Ciências Humanas: Piracicaba, 2003. (Tese de Doutoramento).
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Versões
- 2024-03-05 (2)
- 2022-02-23 (1)