Monitoria acadêmica no ensino não presencial emergencial: uma contribuição à formação de professores

Autores

  • Marina Dias Saraiva Universidade Federal de São Carlos
  • Camila José Galindo Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Monitoria acadêmica, Ensino não presencial emergencial, Formação de professores.

Resumo

Este texto discorre sobre a experiência de participação em monitoria acadêmica em disciplinas do eixo formação pedagógica no âmbito dos cursos de licenciatura da UFSCAR, campus Araras/SP durante o ensino não presencial emergencial. As reflexões desenvolvidas apoiam-se na metodologia de estudo narrativo, e referenciais teóricos e estudos na área, com foco na relevância da monitoria para o processo de formação inicial e acadêmica do/a aluno/a monitor/a. A monitoria é destacada como uma modalidade pedagógica com potencialidade a contribuir para apoiar o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem concomitante com a formação acadêmica-científica do/a monitor/a com foco na atuação docente, seja na educação básica ou superior. A atividade de monitoria é ainda considerada formativa por possibilitar a realização de trabalho conjunto entre o/a docente orientador/a e o/a aluno/a monitor/a por meio de diversificadas ações e relações didáticas, constituindo-se em um trabalho com potencial colaborativo. A vivência nas disciplinas de Filosofia e Sociologia da Educação e Didática Geral corrobora dos apontamentos da literatura e apresenta desafios no ensino emergencial não presencial: novas estratégias de ensino foram propostas com abordagens pedagógicas que privilegiaram as interações virtuais com otimização de recursos tecnológicos aplicados à educação. Conclui-se que as condições impostas pelo ensino emergencial permitiram novas possibilidades ao ensino, à avaliação, às relações pedagógicas e à aprendizagem da docência.

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2022-08-24 — Atualizado em 2024-03-05

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