A Disciplina Didática das Ciências em Cursos de Pós-Graduação
Palavras-chave:
Didática das Ciências, Pós-Graduação, Formação Docente.Resumo
O presente trabalho tem como tema a formação de professores(as), em especial a formação oferecida pelos Programas de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Ensino de Ciências, mediante um estudo da oferta de disciplinas de Didática das Ciências. O estudo desenvolvido, de abordagem qualitativa, foi realizado por meio de uma pesquisa documental. Inicialmente, realizou-se um levantamento na Plataforma Sucupira dos Programas de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Ensino de Ciências existentes no Brasil no ano de 2019, seguido do estudo da estrutura/matriz curricular dos cursos e da ementa das disciplinas de Didática das Ciências. Encontrou-se 40 Programas de Pós-Graduação (PPG), dos quais apenas 13 oferecem disciplinas relacionadas à Didática das Ciências, sendo que em apenas em um PPG existe a obrigatoriedade de se cursar a disciplina durante o curso de Mestrado. Em relação ao conteúdo das ementas, esses foram agrupados em três grandes temas, denominados fundamentos teóricos, abordagens de ensino e ensino e aprendizagem. Observou-se que os conteúdos das ementas estão alinhados aos fundamentos e objetivos da Didática e da Didática das Ciências.
Referências
ADÚRIZ-BRAVO, A.; AYMERICH, M. I. Acerca de la didáctica de las ciencias como disciplina autónoma. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v. 1, n. 3, p. 130-140, 2002.
ALVES, K. S. G.; CHINELLI, M. V.; SILVA-FORSBERG, M. C. A didática das ciências como disciplina acadêmica. Latin American Journal of Science Education, Cidade do México, v. 2, n. 1, p. 01-14, 2015.
ASTOLFI, J. P. et al. Didáctica. In: ASTOLFI, J. P. et al. (Org.). As Palavras-Chave da Didática das Ciências. Lisboa: Instituto Piaget, 2002. p. 77-86.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BASTOS, V. C.; HEERDT, B.; BATISTA, I. L. A Didática das Ciências e da Biologia nas licenciaturas em Ciências Biológicas das instituições de ensino superior públicas do Paraná. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 9., 2012, Caxias do Sul. Anais [...]. Caxias do Sul: ANPED, 2012. 12p.
CACHAPUZ, A. et al. A emergência da didáctica das ciências como campo específico de conhecimentos. In: CACHAPUZ, A. et al. (Org.). A necessária renovação do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 2005. p. 187-232.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
LIBÂNEO, J. C. Didática e Epistemologia: para além do embate entre a didática e as didáticas específicas. In: VEIGA, I. P. A.; D’ÁVILA, C. M. (Org.). Profissão Docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas: Papirus, 2012. p. 59-88.
LIMA, M. S. L. Qual o lugar da Didática no trabalho do professor? Revista Eletrônica Pesquiseduca, Santos, v. 3, n. 5, p. 88-101, 2011.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2018.
MARANDINO, M. O papel da didática das ciências no curso de magistério. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 16, n. 1, p. 54-74, 1999.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2017.
PIMENTA, S. G. O Protagonismo da Didática nos Cursos de Licenciatura: a Didática como campo disciplinar. In: MARIN, A. J.; PIMENTA, S. G. (Org.). Didática: teoria e pesquisa. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2015, p. 81-97.
Downloads
Publicado
Versões
- 2024-03-05 (2)
- 2022-08-24 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 AONDÊ: Revista de Pesquisa em Educação em Ciências e Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.