CONTEXTUALIZAÇÃO DA TEMÁTICA ENERGIA: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES
Palavras-chave:
Sequência didática, Problematização, Mudança de atitudeResumo
Observa-se importância de um ensino de química contextualizado, de forma que estes se interessem pelo aprendizado e busquem utilizar os conhecimentos químicos para compreender os problemas do cotidiano e assim possam tomar decisões. O objetivo deste trabalho é avaliar as contribuições da sequência didática contextualizada com a temática “Energia e Sustentabilidade” no processo de ensino e aprendizagem de alunos do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública do interior do Estado de Goiás. Esta foi desenvolvida em 28 aulas de 50 minutos cada, com 45 alunos. A mesma foi avaliada a partir de uma pesquisa qualitativa, tendo questionários aplicados aos alunos como instrumento de construção de dados. A sequência didática tinha como intuito levar os alunos a compreenderem o que são combustíveis, a relação da reação de combustão com a produção de energia que movimenta os veículos, ou seja, rendimento energético, bem como com a poluição gerada. Observou que a mesma cumpriu com seu objetivo, de tornar os alunos críticos frente à problemáticas relevantes, fazendo uso do conhecimento químico para resolvê-la, uma vez que a maioria dos alunos afirmou que se possuíssem um carro flex, optaria pelo uso do etano como combustível, uma vez, que este polui menos.
Referências
AUTOR 1.; AUTOR 2. O jogo didático “na trilha dos combustíveis”: em foco a termoquímica e a energia. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, Foz do Iguaçu, v. 02, n. 02, p. 90-105, jul./dez. 2018.
AUTOR 1.; AUTOR 2.; AUTOR 3.; AUTOR 4. O projeto temático “Química e Energia em Prol de um Desenvolvimento Sustentável”: apontamentos iniciais. Revista Eletrônica de Educação, v. 14, 1-19, jan./dez. 2020.
ALMEIDA, N. P. G.; AMARAL, E. M. R. Projetos temáticos como alternativa para um ensino contextualizado das ciências: análise de um caso. Enseñanza de las Ciencias, número extra, p. 1-4, 2005.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN. S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução a teoria e os métodos. Portugal: Editora Porto, 1994.
CHASSOT, Á. Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação. Ijuí: Ed. Ijuí, 2011.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GOMES, A. P.; ROÇAS, G.; DIAS COELHO, U. C.; CAVALHEIRO, P. O.; GONÇALVEZ, C. A. N.; SIQUEIRA BATISTA., R. Ensino de Ciências: Dialogando com David Ausubel. Revista ciências e Ideias, n1, volume 1- outubro/ março, 2010.
MATTOS, A. P.; WENZEL, J. S. A Importância Do Uso Da Linguagem Química No Ensino Fundamental. Anais... VI Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia, 2013.
MARTINS, H. H, T. S. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.2, p. 289-300, maio/ago. 2004.
AUTOR 1.; AUTOR 2.; AUTOR 3 . As Feiras de Ciências da UFG/RC: construindo conhecimentos interdisciplinares de forma prazerosa. Redequim, v. 2, n. 2 (Esp.), set. 2016.
ROCHA, J. S.; VASCONCELOS, T. C. Dificuldades de aprendizagem no ensino de química: algumas reflexões. Anais... XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVIII ENEQ), 2016.
ROQUE, N. F.; SILVA, J. L. P. B. A linguagem Química e o Ensino da Química Orgânica. Química Nova. v. 31, n. 4, p. 921-923, 2008.
SANTOS, M. J. DIOGO, G. M., ROSA, J. L. B., FERREIRA, L. S, CARVALHO, R. S., RUBINGER, M. M. M. Projetos Temáticos no Ensino Médio: Promovendo atividades contextualizadas e interdisciplinares em uma Escola de Viçosa (MG). Anais... do XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVIII ENEQ) Florianópolis, SC, Brasil, 2016.
SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. de. Almejando a Alfabetização Científica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências, v.13, n.3, p.333-352, 2008.
SOUZA, M. P., MERÇON, F. A Química na Oitava Série do Ensino Fundamental. Anais... Simpósio Educação e Sociedade Contemporânea: Desafios e propostas, v. 2., Rio de Janeiro, 2003.
THIESEN, J. S. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação v. 13 n. 39 set./dez. 2008.
VIGOTSKI, L. S. A Construção do Pensamento e da Linguagem. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2000, 296 p.
Downloads
Publicado
Versões
- 2024-03-05 (2)
- 2023-03-14 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 AONDÊ: Revista de Pesquisa em Educação em Ciências e Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.