Esta é uma versão desatualizada publicada em 2022-02-23. Leia a versão mais recente.

DUAS ABORDAGENS PARA OPERAÇÕES COM FRAÇÕES NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DO MATERIAL CUISENAIRE

Autores

  • Alexsander Cler Taveiros Silva Instituto de Matemática - Universidade Federal de Alagoas
  • Claudia De Oliveira Lozada Universidade Federal de Alagoas

Resumo

Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa realizada para o Trabalho de Conclusão de Curso na Licenciatura em Matemática do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas e que tem por objetivo apresentar o Material Cuisenaire como recurso didático potencialmente significativo para auxiliar na compreensão dos diferentes significados de frações e das operações de soma e de subtração no 6º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, faremos breves apontamentos sobre o referencial teórico acerca do ensino de frações, seguido do que prevê a Base Nacional Comum Curricular e as habilidades e competências a serem desenvolvidas. Por fim, apresentamos duas abordagens para o ensino de soma e subtração de frações por meio da utilização do Material Cuisenaire.

Referências

BRASIL. Base nacional comum curricular. MEC: Brasília, 2018.

BERTONI, N. E. Um novo paradigma no ensino e aprendizagem das frações. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/files/viii/pdf/15/PA01.pdf. Acesso em: 11 nov. 2020.

CAMPOS, T.; MAGINA, S.; NUNES, T. O professor polivalente e a fração: conceitos e

estratégias de ensino. Educação Matemática Pesquisa, v.8, n.1, p.125-136, 2006.

CAMPOS, T. M. M.; RODRIGUES, W. R. A idéia de unidade na construção do conceito de número racional. Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 2, n. 4, p. 68-93, 2007.

INEP. Relatório Brasil no Pisa 2018. Disponível em:

https://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/documentos/2019/relatorio_PISA_2018_preliminar.pdf. Acesso em: 10 nov. 2020.

LORENZATO, S. (Org.). O laboratório de ensino da matemática na formação de professores. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

MAKUCH, F. B. O uso de simulações interativas PHET no ensino de frações. 2016. 125 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) – Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, Paraná.

MORAIS, E. C. Ensinar-aprender frações em um curso de formação continuada para professores dos anos iniciais do ensino fundamental: conhecimentos e dificuldades evidenciadas. 2010. 120 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2010. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.

NUNES, T.; BRYANT, P. Crianças fazendo matemática. Porto Alegre: Artes Médicas,

O GLOBO. Dois terços dos alunos de 15 anos no Brasil não entendem frações. Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/dois-tercos-dos-alunos-de-15-anos-no-brasil-nao-entendem-fracoes-10968622. Acesso em: 10 nov. 2020.

OKUMA, E. K.; ARDENGHI, M. J. Ensino e aprendizagem de fração: um estudo comparativo e uma intervenção didática. Revista Científica do Unisalesiano – Lins – SP, ano 2, n.3, p. 81-94, jan/jun de 2011.

RIBEIRO, M. S. O ensino de fração em cursos de licenciatura em pedagogia: um estudo em duas IFES. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.

SANTOS, W. S. Adição e subtração de frações: uma nova técnica utilizando as barras de cuisenaire. In: ENCONTRO CAJAZEIRENSE DE MATEMÁTICA, 7, 2020, Cajazeiras. Anais...Cajazeiras: IFPB, 2020. p. 1-10.

SANTOS, S. F. O uso do tangram como proposta no ensino de frações. 2019. 134 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal de Goiás, Jataí, 2019.

SIEBERT, V. T. Estudo e ensino de frações: aprendizagens e dificuldades docentes no processo de formação continuada. 2015. 188 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2015.

SILVA, A. C. T.; LOZADA, C.O.; VIANA, S. L.S. O material cuisenaire e o modelo de barras de Singapura como recursos didáticos para o ensino de frações no sexto ano do ensino fundamental. In: ENCONTRO CAJAZEIRENSE DE MATEMÁTICA, 7, 2020, Cajazeiras. Anais...Cajazeiras: IFPB, 2020. p. 1-10.

Downloads

Publicado

2022-02-23

Versões

Edição

Seção

Artigos