A APRENDIZAGEM DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL: PRINCIPAIS INDÍCIOS DE APRENDIZAGEM EVIDENCIADOS PELO USO DO INSTRUMENTO DE ANÁLISE FOCOS DA APRENDIZAGEM DOCENTE (FAD)

Autores

  • Franciane Cardoso Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Sergio de Mello Arruda Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Franceline Cardoso

Palavras-chave:

Focos da Aprendizagem Docente, Formação Inicial, Formação Docente.

Resumo

Esta pesquisa teve o objetivo de compreender como ocorre a Aprendizagem Docente e de identificar quais Focos de Aprendizagem Docente são mais evidenciados em diferentes ações e programas para a formação de professores a partir de pesquisas realizadas por participantes do PECEM1 que utilizaram os Focos de Aprendizagem Docente (FAD) como instrumento de análise. Os FAD consideram que a Aprendizagem da Docência reúne características como interesse pela docência, conhecimento prático da docência, reflexão sobre a docência, participação em uma comunidade docente e identidade docente. Para compor os dados desta pesquisa foi realizado um levantamento de teses e dissertações defendidas entre os anos de 2010 e 2019 no PECEM1 utilizando como critério de seleção a presença dos termos: formação inicial ou formação de professores ou formação docente concomitantemente com o termo Focos de Aprendizagem Docente, no título, resumo ou palavras-chave. Foram selecionados seis trabalhos, destes, quatro investigaram a Aprendizagem Docente em bolsistas do PIBID e dois foram realizados dentro de cursos de Licenciatura. Após análise dos resultados dos trabalhos selecionados observamos que, os seis trabalhos, embora evidenciem a aprendizagem docente de acordo com todos os aspectos dos Focos do FAD, quatro trabalhos evidenciam o Foco da Reflexão sobre a Docência como o principal foco em destaque. O segundo foco mais evidenciado, destaca uma aprendizagem docente a partir do Interesse pela Docência, independente dessa Aprendizagem Docente ocorrer em diferentes atividades e espaços.

Referências

ARRUDA, S. M. et al. O aprendizado científico no cotidiano. Ciência & Educação, Bauru, v. 19, n. 12, p. 481-498, 2013.

ARRUDA, Sergio de Mello; PASSOS, Marinez Meneghello; FREGOLENTE, Alexandre. Focos da Aprendizagem Docente. Alexandria, v.5, n.3, p.25-48, nov. 2012

GARCÍA, C. M. A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. In: NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1997. p. 51-77.

GÓMEZ, A. P. O pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional reflexivo. In: NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1997. p. 93-114.

LUCAS, Lucken Bueno. Axiologia relacional pedagógica e a formação inicial de professores de biologia. 2014. 285 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014.

MARTIN, George Francisco Santiago. Caracterização do interesse pela docência em estudantes do PIBID dos cursos de ciências naturais. 2016. 126f. Tese (Programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática – PECEM) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina. 2016.

MORYAMA, Nayara. Aprendizagem da docência no PIBID-Biologia: uma caracterização por meio dos focos da aprendizagem docente. 2013. 102f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013

OBARA, Cássia Emi. Contribuições do PIBID para a construção da identidade docente do professor de Química. 2016. 175f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2016.

PIRATELO, Marcus Vinícius Martinez. Um estudo sobre o aprendizado docente no projeto PIBID/UEL: licenciatura em física.2013. 140f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013.

SOUZA, Miriam Cristina Covre. Dimensões relacionais da docência proporcionadas a estudantes da licenciatura em química da UEL. 2018. 179f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018.

Downloads

Publicado

2022-02-23 — Atualizado em 2024-03-05

Versões

Edição

Seção

Artigos