ANÁLISE DE IMAGENS DE ASTRONOMIA EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO SEXTO ANO A PARTIR DE UMA ABORDAGEM CTS: O CASO DO HOMEM NA LUA
Palavras-chave:
Ensino de Ciências, CTS, Material didático, análise de imagensResumo
Este trabalho tem o objetivo de analisar aspectos do enfoque CTS em imagens referentes ao conteúdo de Astronomia de livros didáticos de ciências do sexto ano do Ensino Fundamental. Para elaboração da pesquisa foram selecionadas duas coleções do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) 2020, do Ensino Fundamental dos anos finais, que correspondem às obras mais adotadas por professores da rede pública de ensino do Núcleo Regional de Educação de Maringá no Paraná, o conteúdo analisado foi referente à Astronomia, no qual foram selecionadas imagens da Terra vista do espaço. Para cumprir tal objetivo, foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica, no qual foram verificados autores como Aikenhead (1994), Santos e Mortimer (2002), Bazzo et al. (2003), Joly (2012), Bachelard (1996), entre outros. As imagens foram analisadas por meio da metodologia de Leitura de Imagem Interdisciplinar (LII) de Silva e Neves (2018). Por meio da abordagem qualitativa dos dados, infere-se que o conteúdo de Astronomia apresenta grande potencial para o enfoque CTS, entretanto, o foco da utilização das imagens está na ilustração de conteúdos científicos, sendo que os aspectos CTS são inseridos de modo casual, apenas referenciando conhecimentos e tecnologias sem contextualizá-los de forma mais ampla.
Referências
AIKENHEAD, Glen. What is STS Science teaching? STS Education: International perspectives on reform. <https://education.usask.ca/documents/profiles/aikenhead/sts05.htm> 1994.
BATISTA, Michel Corci. Um estudo sobre o ensino de Astronomia na formação inicial de professores dos anos iniciais. Ano. 2016f. Tese (Doutorado em Ensino) – Universidade Maringá, Maringá, 2016.
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. 2 ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
___________. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Tradução: Estela dos Santos Abreu. 5ª ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
BAKER, David. Missão Apollo: A incrível história da corrida à Lua. Tradução Maria Beatriz de Medina. São Paulo: M.Books, 2019.
BARBREE, Jay. Neil Armstrong: A biografia essencial do primeiro homem a pisar na Lua. [s. l.] : Tordesilhas, 2019c. E-book.
BAZZO, Walter A. et al. Introdução aos estudos CTS. Cadernos de Ibero-América, ed. OEI, 2003.
CARNEVALLE, R. H. B. et. al. Coleção Araribá mais ciências. Editora Moderna. São Paulo, 2018.
CHOPPIN, Allan. O manual escolar: uma falsa evidência histórica. Revista História da Educação, v. 13, n. 27, Rio Grande do Sul, 2009.
COSTA, Ivan F. MAROJA, Armando de M. Astronomia diurna: medida da abertura angular do Sol e latitude local. Revista brasileira de Ensino de Física. v. 40, n. 1, 2018.
GEWANDSZNAJDER, Fernando. PACCA, Helena. Coleção Teláris ciências. 3 ed. Editora Ática, São Paulo, 2018.
HANSEN, James R. O primeiro homem. Tradução Donaldson M. Garschagen; Renata Guerra. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2018.
JOLY, M. Introdução à análise de Imagem. 14 ed. Editora Papirus, Campinas, 2012.
LANGHI, Rodolfo; NARDI, Roberto. Ensino de Astronomia: erros conceituais mais comuns presentes em livros didáticos de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, [s. l.], v. 24, n. 1, abril, 2007.
MUNHOZ, Sidnei J. Guerra Fria: história e historiografia. Curitiba: Apris, 2020. E-book.
PARANÁ. Referencial Curricular do Paraná. Curitiba, 2018.
PASCHINI NETO, Michel. Movimento ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) nos tetos sobre Astronomia em livros didáticos de ciências do ensino fundamental. Ano. 2011 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2011.
PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica. Tradução José Teixeira Coelho Neto. 3 ed. São Paulo : Perspectiva, 2005.
PICCININI, Claudia L. Imagem no ensino de ciências: uma imagem vale mais do que mil palavras? In: GOUVE, G, I. I. (Org.). Imagens no livro didático de ciências. Rio de Janeiro, 2012.
PRALON, Lúcia. Imagem e produção de sentido: as fotografias no livro didático. In: GOUVE, G, I. I. (Org.). Imagens no livro didático de ciências. Rio de Janeiro, 2012.
SANTANA, Elisangela B. Abordagem CTS no ensino de astronomia: formação de professores mediada pela situação problema “Centro de Lançamento de Alcântara”. Ano. 2014 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2014.
SANTOS, Wilson Luiz Pereira dos. MORTIMER, Eduardo Fleury. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência – Tecnologia – Sociedade) no contexto da educação Brasileira. Rev. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, 2002.
SEVERINO, Antonio. Joaquim. Metodologia do trabalho científico [livro eletrônico]. São Paulo: Cortez, 2017.
SILVA, Josie Agatha Parrilha. NEVES, Marcos Cezar Danhoni. Leitura de Imagens como possibilidade de aproximação entre arte e ciência. Em Aberto, Brasília, v. 31, n. 103, 2018.
Downloads
Publicado
Versões
- 2024-03-05 (2)
- 2022-08-24 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 AONDÊ: Revista de Pesquisa em Educação em Ciências e Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.