ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA REDE: ANALISANDO VÍDEOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Autores

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, Alfabetização científica, Youtube.

Resumo

Com o advento da internet, o ambiente escolar foi invadido pelas tecnologias digitais, gerando possibilidades para o ensino e aprendizagem em sala de aula. Um desses recursos é o Youtube, que passou a popularizar conteúdos de Divulgação Científica, com papel importante na Alfabetização Cientifica (AC). Buscamos investigar como vêm ocorrendo a AC nesses espaços, utilizando os três Eixos Estruturante para AC. Selecionamos para análise vídeos do maior canal brasileiro da temática e concluímos que, apesar de limites, são vídeos de alta qualidade, que podem colaborar para a popularização da ciência, com possibilidades de serem utilizados como ferramentas auxiliares na escola.

Biografia do Autor

Rafael Moreira Siqueira, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA). Lotado no Departamento de Química Geral e Inorgânica da Universidade Federal da Bahia, atuando na área de Ensino de Química e Formação de Professores em Química e Ciências. Vinculado como Pesquisador ao Grupo PEQUI- Pesquisa Ensino Extensão em Educação Química. Tem como áreas de interesse de pesquisa e atuação o Ensino de Ciências e de Química e a Formação de Professores de Ciências e de Química, em especial nas temáticas do currículo e políticas educacionais, da divulgação e alfabetização científica e dos processos de ensino e de aprendizagem, numa perspectiva crítico-dialética, à luz da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural

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2022-02-23 — Atualizado em 2024-03-05

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