Esta é uma versão desatualizada publicada em 2022-08-24. Leia a versão mais recente.

O Processo de Alfabetização Científica no Ensino de Evolução Biológica

Autores

  • William Rossani dos Santos Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Alfabetização Científica, Evolução Biológica, Crença Religiosa

Resumo

No Brasil, investigações sobre o ensino de evolução biológica têm evidenciado diversos obstáculos didáticos e epistemológicos em diferentes etapas da educação, seja pela dificuldade na compreensão de conceitos complexos trazidos pela Teoria Sintética da Evolução, seja pelas concepções prévias de alunos e professores ligados aos dogmas de sua fé pessoal. Buscando nos inserir nas reflexões de tais questões, objetivamos com essa investigação analisar a forma pela qual a Alfabetização Científica pode ser utilizada como fundamento teórico-prático para a potencialização do ensino de evolução biológica. A metodologia contou com a seleção e análise de trabalhos completos apresentados em eventos científicos nacionais, artigos e pesquisas de pós-graduação com foco no ensino de evolução biológica. Os resultados nos indicam que a superação das defasagens conceituais e epistemológicas pelos indivíduos só é possível por meio de uma mudança metodológica do raciocínio sobre os fenômenos naturais, que envolve a compreensão da natureza da Ciência e o papel do conhecimento científico na explicação e interpretação dos fenômenos naturais. Ademais, evidencia-se que o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como a criticidade, a seleção, comparação e interpretação de evidências científicas pode contribuir de forma decisiva nessa transformação, maximizando a aprendizagem dos indivíduos em processo de alfabetização científica.

Biografia do Autor

William Rossani dos Santos, Universidade Estadual de Campinas

Graduado em Pedagogia (UFSCar). Mestrando em Ensino e História de Ciência da Terra (UNICAMP). Pós-graduando em Ciência, Tecnologia e Sociedade (IFSP).

Referências

ALMEIDA, D. F Concepções de alunos do ensino médio sobre a origem das espécies. Ciência & Educação, Bauru, v. 18, n. 1, p. 143-154, 2012.

ANDRADE, M. A. B. S.; FIORIN, F. G.; MEGLHIORATTI, F. A.; CALDEIRA, A. M. A. Ideias sobre evolução de professores de biologia em formação inicial. Enseñanza de las Ciencias, v. extra, p. 424-428, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – Área de Ciências da Natureza. MEC. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 nov. 2020.

BYBEE, R.. Achieving Scientific Literacy: From Purposes to Practices. Portsmouth: Heinemann Educational Books, 1997.

COIMBRA, R. L. & SILVA, J. Ensino de Evolução Biológica e a necessidade de formação continuada. In: Atas do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Florianópolis, SC: ABRAPEC, 2007.

DRIVER, R. et al. Construindo conhecimento científico na sala de aula. Química nova na escola, n. 9, p. 31-40, maio. 1999.

FIGUEIREDO, P. S.. Religião e ciência: o que as interações discursivas nos mostram sobre os desafios de um ensino de biologia dialógico. Investigações em Ensino de Ciências, v. 23, n. 2, pp. 228-255, 2018.

GASPAR, A. O ensino informal de ciências: de sua viabilidade e interação com o ensino formal à concepção de um centro de ciências. Cad. cat. ens. fis., Florianópolis, v.9, n.2: p.157-163, ago. 1992.

GIL-PÉREZ, D. La metodología científica y la enseñanza de las ciencias: unas relaciones controvertidas. Enseñanza de las Ciencias, v.4, n.2, p.111-121, 1986.

GIL-PÉREZ, D. et al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001.

GOULD, S.J. Evolution as Fact and Theory. Discover, v. 2, p. 34-37, 1981.

GOULD, S. J. Pilares do Tempo: ciência e religião na plenitude da vida. Tradução F. Rangel. Rio de Janeiro: Rocco, 2002.

LICATTI, F. O ensino de evolução biológica no nível médio: investigando concepções de professores de biologia. 2005. 240 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2005.

LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização Científica no contexto das séries iniciais. Rev. Ensaio, Belo Horizonte, v.03, n.01, p.45-61, jan-jun, 2001.

MAHNER, M.; BUNGE, M. Is religious education compatible with Science Education? Science & Education, v. 5, n. 2, p. 101-123, 1996.

MAYR, E. Biologia, Ciência única. Companhia das Letras: São Paulo, 2005.

MEGLHIORATTI, F. A. História da construção do conceito de evolução biológica: possibilidades de uma percepção dinâmica da ciência pelos professores de biologia. 2004. 272 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2004.

NOBRE, S. B.; FARIAS, M. E. Interfaces entre o ensino de Biologia Evolutiva e o Pensamento Complexo. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Anais... Florianópolis: XI ENPEC, 2017. p. 1-10.

PEREIRA, H.; BIZZO, N. O ensino de evolução biológica no ensino médio brasileiro e a influência das crenças religiosas. Enseñanza de las Ciencias, v. extra, p. 2409-2414, 2013.

SASSERON, L. H. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relação entre as ciências da natureza e a escola. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 17, n. spe. 49-67, 2015.

SEPÚLVEDA, C.; EL- HANI, C. N. A relação entre religião e ciência na trajetória profissional de alunos protestantes da licenciatura em ciências biológicas da universidade estadual de feira de Santana, 2003. Dissertação de Mestrado – Universidade Federal da Bahia, Bahia, 2003.

SHEN, B. S. P. Science Literacy. American Scientist , v. 63, p. 265-268, maio-jun, 1975.

SILVA, H. M.; SILVA, P. R. ; SOUZA, A. C. L. ; Araújo, E. S. N. N. A influência da religiosidade na aceitação do evolucionismo: um estudo em uma amostra da população brasileira. Conexão ciência (Online), v. 8, p. 1, 2013.

TEIXEIRA, P.; LEVINSON, R. Crenças religiosas e evolução: um modelo para o diálogo em aula. R. Educ. Ci. Tec., Florianópolis, v. 11, n. 1, p. 195-216, maio. 2018.

VALENÇA, C. R.; FALCÃO, E. B. M. Crenças religiosas: questões para o docente universitário. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Anais... Florianópolis: XI ENPEC, 2017. p. 1-10.

Downloads

Publicado

2022-08-24

Versões

Edição

Seção

Artigos