AS MULHERES NEGRAS NA CIÊNCIA: O PERCURSO DE UMA PROFESSORA DA ÁREA DE QUÍMICA NA UFSCAR
Palavras-chave:
mulheres negras na ciências, pesquisadoras na área de química, educação antirracista e feministaResumo
Essa pesquisa realizou um levantamento de dados sobre o número de professoras-pesquisadoras negras que possuem formação inicial na área de Química e atuam na Universidade Federal de São Carlos como docentes. Pretendia-se compreender os desafios e superações vivenciados por essas profissionais ao longo da carreira, relacionando esses aspectos às questões raciais e de gênero no ensino superior brasileiro. Após a primeira fase da pesquisa, constatamos que na UFSCar, na área de Química, temos 62% de homens. Além disso, 93,02% são brancos, seguidos pelos amarelos com 2,3%.; negros, outras etnias e docentes que não se autodeclaram, representam cada um 0,8%. Ou seja, há grande falta de representatividade de mulheres negras na área de química, pois apenas uma professora em toda a UFSCar foi encontrada a partir desses dois critérios. Foi realizada uma entrevista semi estruturada com a professora encontrada com perguntas elaboradas a partir do referencial teórico. Na entrevista ficou evidente o percurso de discriminação vivido pela professora ao longo de todo seu período escolar, bem como as superações necessárias para atuar na profissão em que escolheu. O papel da família e de professores da professora foram determinantes para que ela não desistisse de seus sonhos.
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