Esta é uma versão desatualizada publicada em 2022-08-24. Leia a versão mais recente.

O IMPACTO DO ENSINO REMOTO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: PERCEPÇÔES DOS PROFESSORES EM FORMAÇÂO

Autores

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Ensino Remoto, Formação Docente

Resumo

O objetivo deste artigo é participar e contribuir com a discussão acerca dos impactos que o Ensino Remoto emergencial trouxe à formação de professores, em particular aos da área de ciências, em razão da suspensão das aulas presenciais que por conta da pandemia da COVID-19. Para tanto, buscamos apresentar as percepções de 6 (seis) professores em formação, alunos do 7º período do curso de Licenciatura Plena em Física do IFMA Campus Santa Inês, que cumpriram 70 horas de observação sistemática de forma remota, como parte da disciplina de Estágio Supervisionado II em turmas de Ensino Fundamental Maior (9º ano) e Ensino Médio, nos municípios de Santa Inês/MA e Pindaré Mirim/MA. A abordagem metodológica utilizada do tipo qualitativa e descritiva, na qual as narrativas desses professores em formação foram coletadas através de um questionário eletrônico na plataforma do Google Forms. Como resultados, apresentamos reflexões acerca das opiniões, dos relatos da experiência e das perspectivas dos entrevistados. Destacamos também as problemáticas, os limites e as dificuldades encontradas e relatadas por eles, assim como as indicações das contribuições que a observação remota proporcionou para a sua formação docente. 

Biografia do Autor

Francisco Pessoa de Paiva Júnior, IFMA Campus Santa Inês

Professor de EBTT do IFMA

Graduado em Matemática

Mestre em Matemática Aplicada e Computacional

Doutorando em Educação em Ciências e Matemática

 

Referências

BARRETO, E. S.; OLIVEIRA, M. M. de; ARAÚJO, M. L. F., O Estágio Supervisionado Obrigatório na formação do professor de Ciências e Biologia: perspectivas de licenciados e orientadores. Revista Tempos e Espaços em Educação, Aracajú, v. 8, n. 16, mai/ago. 2015;

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº 5/2020, de 28 de abril de 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemiva da COVID-19. Brasília: DF, 2020;

BURIOLLA, M. A. O Estágio Supervisionado. São Paulo: Cortez, 1999;

CRESWELL, J. W., Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens; Tradução: Sandra Mallmann da Rosa; Revisão técnica: Dirceu da Silva. – 3. ed. – Porto Alegre: Penso, 2014;

GIL, A. C., Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. – São Paulo, Atlas, 2002;

MARCELO, C., A identidade docente: constantes e desafios. Revista Brasileira dePesquisa sobre Formação Docente. Belo Horizonte, v. 01, n. 01, p. 109-131, ago./dez. 2009.

SOUZA, E. M. de F.; FERREIRA, L. G. Ensino remoto emergencial e o estágio supervisionado nos cursos de licenciatura no cenário da pandemia covid-19. Tempor e espaços em educação, v. 13, n. 32, e. 14290, jan./dez., 2020.

PAIVA JÚNIOR, F. P. de. Ensino Remoto em debate, Belém, RFB Editora, 2020;

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L., Estágio e docência. São Paulo, Cortez, 2011.

Downloads

Publicado

2022-08-24

Versões

Edição

Seção

Artigos