APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: AS NARRATIVAS DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores

Palavras-chave:

Psicologia histórico-cultural, Formação inicial de professores, Constituição docente.

Resumo

O estudo teve como objetivo identificar as concepções de aprendizagem e desenvolvimento nos processos formativos de licenciandos de Ciências Biológicas, a partir da teoria histórico-cultural. A formação vivenciada foi descrita nas narrativas em diários de bordo de quatorze licenciandos, no componente curricular de Psicologia da Educação. A partir da análise temática identificamos duas categorias: 1) Aprendizagem e desenvolvimento humano: adquirindo conhecimentos pelo outro social; 2) Aprendizagens e o processo de desenvolvimento. Essas categorias evidenciaram a proximidade entre a teoria histórico-cultural de Vygotsky e as concepções dos licenciandos, que expressaram reflexões nas quais relacionaram a aprendizagem ao desenvolvimento humano.

Biografia do Autor

Rúbia Rúbia Emmel, Instituto Federal Farroupilha (IFFAR), Campus Santa Rosa.

Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico Doutora da área da Pedagogia, atua nos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Matemática, no Instituto Federal Farroupilha (IFFAR), Campus Santa Rosa. Professora colaboradora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - Mestrado, Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo.

Larissa Lunardi, Instituto Federal Farrroupilha (IFFAR), Campus Santa Rosa.

Licenciada em Ciências Biológicas (IFFAR); Mestre em Ensino de Ciências (UFFS); Acadêmica do curso de Especialização em Ensino de Ciências (IFFAR).

Alexandre José Krul, Instituto Federal Farrroupilha (IFFAR), Campus Santa Rosa.

Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico Doutor da área da Filosofia, atua nos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Matemática, no Instituto Federal Farroupilha (IFFAR), Campus Santa Rosa.

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Publicado

2022-02-23 — Atualizado em 2024-03-05

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