APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: AS NARRATIVAS DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Palavras-chave:
Psicologia histórico-cultural, Formação inicial de professores, Constituição docente.Resumo
O estudo teve como objetivo identificar as concepções de aprendizagem e desenvolvimento nos processos formativos de licenciandos de Ciências Biológicas, a partir da teoria histórico-cultural. A formação vivenciada foi descrita nas narrativas em diários de bordo de quatorze licenciandos, no componente curricular de Psicologia da Educação. A partir da análise temática identificamos duas categorias: 1) Aprendizagem e desenvolvimento humano: adquirindo conhecimentos pelo outro social; 2) Aprendizagens e o processo de desenvolvimento. Essas categorias evidenciaram a proximidade entre a teoria histórico-cultural de Vygotsky e as concepções dos licenciandos, que expressaram reflexões nas quais relacionaram a aprendizagem ao desenvolvimento humano.
Referências
ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo, Brasil: Cortez, 2010.
CARNIATTO, I. A formação do sujeito professor: investigação narrativa em Ciências/Biologia. Cascavel, Brasil: Edunioeste, 2002.
CARR, W. y KEMMIS, S. Teoria crítica de la enseñanza: investigación-acción en la formación del profesorado. Barcelona, Espanha: Martinez Roca, 1988.
CHAVES, S. N. A construção coletiva de uma prática de formação de professores de Ciências: tensões entre o pensar e o agir. Tese de doutorado. Campinas, Brasil: Universidade Estadual de Campinas, 2000.
ELLIOTT, J. Recolocando a pesquisa-ação em seu lugar original e próprio. In: GERALDI, C. M. G.; FIORENTINI, D. y PEREIRA, E. M. A. (Ed.). Cartografias do trabalho docente: professor(a) pesquisador(a). Campinas, Brasil: Mercado das Letras, 1998.
GÜLLICH, R. I. C. Investigação-formação-ação em Ciências: um caminho para reconstruir a relação entre livro didático, o professor e o ensino. Curitiba, Brasil: Prismas, 2013.
LEONTIEV, A. N.; VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R. Psicologia e Pedagogia: bases psiciológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. São Paulo, Brasil: Centauro, 2005.
LÜDKE, M. y ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, Brasil: Epu, 1986.
MARSIGLIA, A. C. G. A Prática Pedagógica Histórico-Crítica: na educação infantil e ensino fundamental. Campinas, Brasil: Autores associados, 2011.
MOURA, M. O. et all. A Atividade Orientadora de Ensino como Unidade entre Ensino de Aprendizagem. In: MOURA, M. O. (org.). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. Campinas, São Paulo: Autores associados, 2016. pp. 93-125.
OLIVEIRA, M. K. Vygotsky, Aprendizado e Desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo, Brasil: Scipione, 1993.
PORLÁN, R. y MARTÍN, J. El diario del professor: um recurso para investigación em el aula. Sevilla, Espanha: Díada, 1997.
VIGOTSKI, L. S. A Construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo, Brasil: Martins Fontes, 2000.
VYGOTSKI, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo, Brasil: Martins Fontes, 1991.
VYGOTSKY, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: LEONTIEV, A. N.; VYGOTSKY, L. S. y LURIA, A. R. Psicologia e Pedagogia: bases psiciológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. São Paulo, Brasil: Centauro, 2005. pp. 25-42.
VIGOTSKII, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R. y LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo, Brasil: Ícone, 2016. pp. 103-117.
VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R. y LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo, Brasil: Ícone, 2016.
Downloads
Publicado
Versões
- 2024-03-05 (2)
- 2022-02-23 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 AONDÊ: Revista de Pesquisa em Educação em Ciências e Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.