ETNOMODELAGEM: UM RECORTE DE PESQUISAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Etnomodelagem, Modelagem Matemática, Etnomatemática.Resumo
A Etnomodelagem é o estudo das práticas e ideias matemáticas desenvolvidas por diversos grupos culturais para resolver situações-problemas do cotidiano. Pode ser vista como a junção da Etnomatemática - que compreende e explica as práticas matemáticas de um povo -, com a modelagem matemática - que visa expressar, traduzir e solucionar as situações-problemas do cotidiano por meio da linguagem matemática. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é apresentar como a Etnomodelagem vem sendo utilizada nas pesquisas acadêmicas, e quais as contribuições para a aprendizagem do estudante. Como método de produção de dados, utilizou-se o mapeamento na pesquisa educacional, por meio de buscas no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), utilizando a palavra-chave “etnomodelagem”. Foram encontrados quatro trabalhos (dissertações) que versam sobre a temática. Diante desse resultado, selecionou-se categorias a priori para a análise das pesquisas, quais sejam: objetivos, fundamentação teórica, metodologia e resultados. A análise mostra que o ensino de matemática pode adquirir resultados mais satisfatórios quando os estudantes conseguem se perceber como seres atuantes no processo de ensino e de aprendizagem, investigando e estabelecendo relações com suas práticas cotidianas.
Referências
BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: Uma nova Estratégia. São Paulo: Contexto, 2002.
BIEMBENGUT, M. S. Mapeamento na Pesquisa Educacional. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2008.
BIEMBENGUT, M. S.; HEIN, N. Modelagem Matemática no ensino. 5. ed. São Paulo:
Contexto, 2007.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Ensino Fundamental, Mec. Brasília.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Ministério da Educação. Brasília. 1999.
CORTES, DIEGO PEREIRA DE OLIVEIRA. Re-significando os conceitos de função: um estudo misto para entender as contribuições da abordagem dialógica da etnomodelagem. 2017. 226 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
D’AMBROSIO, U. A História da Matemática: questões historiográficas e políticas e reflexos na educação matemática. In: BICUCO, M. A. Pesquisa em Educação Matemática: Concepções & Perspectivas, Editora UNESP, São Paulo, pp. 97-115, 1999.
D’ AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
MADRUGA, Z. E. F.; BIEMBENGUT, M. S. Manifestação da cultura popular - Carnaval: uma análise comparativa entre os processos de criação de alegorias, modelagem matemática;e etnomatemática. Revista de Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v. 19, n. 01, p.63-76, 2014.
LOPES, L. S; FERREIRA, A. L.A. Um olhar sobre a história nas aulas de matemática: Abakós, Belo Horizonte, v. 2, n. 1, p. 75–88, nov. 2013 - ISSN: 2316–9451.
PIMENTEL, C. C. Etnomodelagem: uma abordagem de conceitos geométricos no cemitério de Arraias – TO. 2019.108f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Arraias, 2019.
REGES, A.M. M. O ensino da geometria com o enfoque na etnomodelagem. 2013, 116 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal
Rural do Semi-árido, Rio de Janeiro, 2013.
ROSA, M. OREY, D. C. Etnomodelagem: a arte de traduzir práticas matemáticas locais. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.
ROSA, M.; OREY, D. C. Abordagens atuais do programa etnomatemática: delinenando-se
um caminho para a ação pedagógica. BOLEMA, v. 19, n. 26, p. 1-26, 2006.
ROSA, M; OREY, D. C. Vinho e queijo: etnomatemática e modelagem! BOLEMA, v. 16, n. 20, 2003. p. 1-16.
SONEGO, G. V. As contribuições da etnomodelagem matemática no estudo da geometria espacial. 2009, 143 f. Mestrado (Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática) - Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, 2009.
Downloads
Publicado
Versões
- 2024-03-05 (2)
- 2022-08-24 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 AONDÊ: Revista de Pesquisa em Educação em Ciências e Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.