Esta é uma versão desatualizada publicada em 2022-08-24. Leia a versão mais recente.

ETNOMODELAGEM: UM RECORTE DE PESQUISAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores

Palavras-chave:

Etnomodelagem, Modelagem Matemática, Etnomatemática.

Resumo

A Etnomodelagem é o estudo das práticas e ideias matemáticas desenvolvidas por diversos grupos culturais para resolver situações-problemas do cotidiano. Pode ser vista como a junção da Etnomatemática - que compreende e explica as práticas matemáticas de um povo -, com a modelagem matemática - que visa expressar, traduzir e solucionar as situações-problemas do cotidiano por meio da linguagem matemática. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é apresentar como a Etnomodelagem vem sendo utilizada nas pesquisas acadêmicas, e quais as contribuições para a aprendizagem do estudante. Como método de produção de dados, utilizou-se o mapeamento na pesquisa educacional, por meio de buscas no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), utilizando a palavra-chave “etnomodelagem”. Foram encontrados quatro trabalhos (dissertações) que versam sobre a temática. Diante desse resultado, selecionou-se categorias a priori para a análise das pesquisas, quais sejam: objetivos, fundamentação teórica, metodologia e resultados. A análise mostra que o ensino de matemática pode adquirir resultados mais satisfatórios quando os estudantes conseguem se perceber como seres atuantes no processo de ensino e de aprendizagem, investigando e estabelecendo relações com suas práticas cotidianas.

Biografia do Autor

Jailda da Silva dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Graduanda em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. Membro dos Grupos: GPEMAR - Grupo de Pesquisas em Educação Matemática do Recôncavo e GEPTEMaC - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tendências em Educação Matemática e Cultura.

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS), Mestra em Educação em Ciências e Matemática, Especialista em Educação Matemática, Especialista em Educação com Ênfase em Gestão de Polos, Licenciada em Matemática e Licenciada em Pedagogia. Professora adjunta de Ensino de Matemática no Centro de Formação de Professores - CFP da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tendências da Educação Matemática e Cultura - GEPTEMaC e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECM da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC.

Referências

BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: Uma nova Estratégia. São Paulo: Contexto, 2002.

BIEMBENGUT, M. S. Mapeamento na Pesquisa Educacional. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2008.

BIEMBENGUT, M. S.; HEIN, N. Modelagem Matemática no ensino. 5. ed. São Paulo:

Contexto, 2007.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Ensino Fundamental, Mec. Brasília.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Ministério da Educação. Brasília. 1999.

CORTES, DIEGO PEREIRA DE OLIVEIRA. Re-significando os conceitos de função: um estudo misto para entender as contribuições da abordagem dialógica da etnomodelagem. 2017. 226 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.

D’AMBROSIO, U. A História da Matemática: questões historiográficas e políticas e reflexos na educação matemática. In: BICUCO, M. A. Pesquisa em Educação Matemática: Concepções & Perspectivas, Editora UNESP, São Paulo, pp. 97-115, 1999.

D’ AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

MADRUGA, Z. E. F.; BIEMBENGUT, M. S. Manifestação da cultura popular - Carnaval: uma análise comparativa entre os processos de criação de alegorias, modelagem matemática;e etnomatemática. Revista de Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v. 19, n. 01, p.63-76, 2014.

LOPES, L. S; FERREIRA, A. L.A. Um olhar sobre a história nas aulas de matemática: Abakós, Belo Horizonte, v. 2, n. 1, p. 75–88, nov. 2013 - ISSN: 2316–9451.

PIMENTEL, C. C. Etnomodelagem: uma abordagem de conceitos geométricos no cemitério de Arraias – TO. 2019.108f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Arraias, 2019.

REGES, A.M. M. O ensino da geometria com o enfoque na etnomodelagem. 2013, 116 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal

Rural do Semi-árido, Rio de Janeiro, 2013.

ROSA, M. OREY, D. C. Etnomodelagem: a arte de traduzir práticas matemáticas locais. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.

ROSA, M.; OREY, D. C. Abordagens atuais do programa etnomatemática: delinenando-se

um caminho para a ação pedagógica. BOLEMA, v. 19, n. 26, p. 1-26, 2006.

ROSA, M; OREY, D. C. Vinho e queijo: etnomatemática e modelagem! BOLEMA, v. 16, n. 20, 2003. p. 1-16.

SONEGO, G. V. As contribuições da etnomodelagem matemática no estudo da geometria espacial. 2009, 143 f. Mestrado (Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática) - Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, 2009.

Downloads

Publicado

2022-08-24

Versões

Edição

Seção

Artigos