AONDÊ: Revista de Pesquisa em Educação em Ciências e Matemática https://aonde.ufscar.br/index.php/aondeppgedcm <p dir="ltr"><span>Revista Aondê tem por foco e escopo a publicação de artigos que expressem </span><span>resultados de pesquisas em andamento desenvolvidas em nível de trabalhos de conclusão de curso, mestrado e doutorado </span><span>sobre ensino de ciências e matemática relativos à educação básica ou superior, questões metodológicas de ensino e aprendizagem, bem como formação de professores inicial ou continuada e aspectos de métodos da pesquisa educacional. Esta publicação está ligada ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de São Carlos campus Araras. O objetivo é divulgar trabalhos da área de ensino de ciências produzidos por estudantes de graduação e pós-graduação.</span></p><div><span><br /></span></div> pt-BR revista.aonde@ufscar.br (Nataly Carvalho Lopes) revista.aonde@ufscar.br (Equipe Editorial) Tue, 26 Mar 2024 00:00:00 +0000 OJS 3.3.0.8 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Ciência como produto, Ciência como processo https://aonde.ufscar.br/index.php/aondeppgedcm/article/view/92 <p><span style="font-weight: 400;">A pesquisa de interface Ciência e Literatura vem recebendo atenção dos pesquisadores em Educação em Ciências. A Revolução Industrial do século XIX despertou no grande público o interesse pela ciência e a literatura da época é marcada pela inserção de um léxico característico da ciência. O presente trabalho visa investigar o léxico científico presente em poemas do livro </span><em><span style="font-weight: 400;">Eu</span></em><span style="font-weight: 400;"> (1912), de Augusto dos Anjos e do romance </span><em><span style="font-weight: 400;">A chave do tamanho</span></em><span style="font-weight: 400;"> (1942), de Monteiro Lobato. Em ambos, o léxico científico empregado denota objetos e procedimentos existentes no mundo físico. O presente trabalho demonstrou que quando a “ciência como produto” é evidenciada, o uso lexical de substantivos e adjetivos são característicos. Por outro lado, quando a “ciência como processo” é a questão principal da obra, o destaque fica para os verbos. Conclui-se que a pesquisa de interface Ciência e Literatura pode incrementar as análises interpretativas do texto literário e que a inserção dos achados de pesquisa da área nos cursos de licenciatura possibilita a formação de professores de Ciências atentos à interdisciplinaridade; tão essencial nas atuais mudanças curriculares.</span></p> Caio Ricardo Faiad Copyright (c) 2024 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://aonde.ufscar.br/index.php/aondeppgedcm/article/view/92 Wed, 10 Apr 2024 00:00:00 +0000 Análise do desenvolvimento de elementos da Alfabetização Científica por meio de jogos sobre Evolução Biológica das Espécies https://aonde.ufscar.br/index.php/aondeppgedcm/article/view/94 <p>Neste trabalho buscou-se analisar os elementos de Alfabetização Científica e suas influências nas construções conceituais presentes nas manifestações de alunos da primeira série do Ensino Médio de uma escola pública estadual do estado de Minas Gerais, quando participantes de atividades com jogos didáticos envolvendo o tema “Evolução Biológica”. A pesquisa utilizou o método de categorização da análise textual discursiva dos diálogos dos alunos e entre alunos e professores no intuito de identificar e compreender os indícios de presença dos elementos conceituais relacionados à evolução das espécies e de Alfabetização Científica. Observou-se que ocorreu a construção de conceitos importantes sobre evolução, tais como seleção natural, adaptação, ancestralidade, entre outros. Quanto a Alfabetização científica observou-se principalmente a compreensão e aplicação do método científico pelos alunos, dadas as características investigativas dos jogos. Alguns elementos de construção conceitual não foram observados nos discursos, e tais achados indicam a importância de conhecimentos básicos de outras áreas da Biologia, como a Genética, para a compreensão do processo evolutivo. Quanto aos elementos de Alfabetização Científica, os resultados indicaram principalmente a ocorrência do processo de alfabetização a nível estrutural.</p> Maria Jamylle Alencar Lima , João Ricardo Neves da Silva Copyright (c) 2024 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://aonde.ufscar.br/index.php/aondeppgedcm/article/view/94 Wed, 10 Apr 2024 00:00:00 +0000