Diversidade, multiculturalismo e gênero no ensino de ciências: Um olhar para as pesquisas sobre a formação docente
DOI:
https://doi.org/10.14244/aond.v4i1.96Resumo
O ensino para a diversidade, multiculturalismo e gênero é uma resposta à educação reprodutora de conhecimento, fortalecedora de hierarquias e reforçadora de métodos de marginalização. Frente a essa compreensão, buscamos neste artigo identificar, por meio de um mapeamento sistemático das pesquisas publicadas nas edições de 2013 a 2019 do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), de que modo ocorre a inclusão das temáticas diversidade, multiculturalismo e gênero na formação inicial de docentes das áreas de ciências da natureza, bem como a partir de quais perspectivas teóricas e metodológicas se fundamenta essa inclusão. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas últimas quatro edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) e, para isso, utilizamos os descritores: diversidade, multiculturalismo e gênero. Nos vinte e três trabalhos encontrados, realizamos a análise de conteúdo dividindo-os em quatro categorias: projetos de extensão, análise da formação docente, análises de percepções prévias e análise de situações de aprendizagem, de modo a traçarmos um panorama de como a formação docente inicial está alinhada com a perspectiva da diversidade. Por fim, constatamos que existem iniciativas, mas que a conexão efetiva entre o ensino de ciências, orientado pela perspectiva da diversidade e a formação inicial de docentes dessa área, ainda carece de maiores discussões e aprofundamentos teóricos.
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- 2025-07-01 (2)
- 2025-07-01 (1)
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