Análise do desenvolvimento de elementos da Alfabetização Científica por meio de jogos sobre Evolução Biológica das Espécies
Resumo
Neste trabalho buscou-se analisar os elementos de Alfabetização Científica e suas influências nas construções conceituais presentes nas manifestações de alunos da primeira série do Ensino Médio de uma escola pública estadual do estado de Minas Gerais, quando participantes de atividades com jogos didáticos envolvendo o tema “Evolução Biológica”. A pesquisa utilizou o método de categorização da análise textual discursiva dos diálogos dos alunos e entre alunos e professores no intuito de identificar e compreender os indícios de presença dos elementos conceituais relacionados à evolução das espécies e de Alfabetização Científica. Observou-se que ocorreu a construção de conceitos importantes sobre evolução, tais como seleção natural, adaptação, ancestralidade, entre outros. Quanto a Alfabetização científica observou-se principalmente a compreensão e aplicação do método científico pelos alunos, dadas as características investigativas dos jogos. Alguns elementos de construção conceitual não foram observados nos discursos, e tais achados indicam a importância de conhecimentos básicos de outras áreas da Biologia, como a Genética, para a compreensão do processo evolutivo. Quanto aos elementos de Alfabetização Científica, os resultados indicaram principalmente a ocorrência do processo de alfabetização a nível estrutural.
Downloads
Publicado
Versões
- 2024-04-10 (2)
- 2024-03-26 (1)
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.