PROBLEMAS NÃO CONVENCIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESENVOLVENDO A CRIATIVIDADE A PARTIR DA HEURÍSTICA
Palavras-chave:
Resolução de problemas, Educação Infantil, Criatividade.Resumo
A resolução de problemas matemáticos na Educação Infantil pode ser bastante desafiadora. A busca por um pensamento exato no intuito de obter a resposta certa, acaba provocando bloqueios e matando o pensamento criativo – habilidade cada vez mais procurada na sociedade atual. A infância é o momento do desenvolvimento humano quando há maior liberdade para o pensamento curioso, criativo, livre e sem julgamentos. Na ótica da criança, não existe o erro, mas sim, “cem linguagens”, inúmeras formas de pensamentos, diversas maneiras de se resolver um problema. Encará-lo como um processo de aprendizagem impulsiona o pensar criativo. A Heurística traz essa possibilidade. Este recurso matemático possibilita buscar soluções a partir do universo criativo, saídas não convencionais, para problemas do cotidiano. A criatividade pode e precisa ser desenvolvida, estimulada e nutrida. A espiral da aprendizagem criativa e o pensamento heurístico entendidos nesta reflexão teórica como processo, quando aliados à resolução de problemas não convencionais tornam-se uma oportunidade de desenvolver na criança o pensamento criativo. Oportunizando a criação de hipóteses, o trabalho de conteúdos atitudinais e o desenvolvimento integral nas situações do cotidiano, não deixando de contemplar os direitos de aprendizagem, os campos de experiências e as competências gerais na Base Nacional Comum Curricular.
Referências
Educação Matemática - REVEMAT, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. 58-68, 2014.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - DCNEI. MEC. Brasília. 2009.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular - BNCC. MEC. Brasília. 2017.
CARVALHO, M. Problemas? Mas que problemas? !: estratégias de resolução de problemas matemáticos em sala de aula. Petrópolis: Vozes, 2005.
DANTE, L. R. Didática da resolução de problemas de matemática. São Paulo: Ática, 1991.
EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. A cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emília na educação da primeira infância. Porto Alegre: Penso, v. 1, 2015.
EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. As cem linguagens da criança: a experiência de Reggio Emilia em transformação. Kindle. ed. Porto Alegre: Penso, v. 2, 2016.
RESNICK, M. Jardim de infância para a vida toda : por uma aprendizagem criativa, mão na massa e relevante para todos. Porto Alegre : Penso, 2020.
SILVA, S. C. S.; REINKE, G.; TREVISAN, M. D. A influência do pensamento de Dewey na proposta pedagógica das instituições de educação infantil de Reggio Emília. Congresso de Pesquisa em Educação - CONPEDUC. Rondonópolis: [s.n.]. 2017. p. 13.
Downloads
Publicado
Versões
- 2024-03-05 (2)
- 2023-03-14 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 AONDÊ: Revista de Pesquisa em Educação em Ciências e Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.