ATIVIDADES SOBRE COMPARAÇÃO DE ÁREA DE FIGURAS PLANAS: ANÁLISE DE UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Franklin Fernando Ferreira Pachêco Universidade Federal de Pernambuco
  • Josinaldo José da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Gustavo Adalberto de França Silva Faculdade de Ciências da Administração do Limoeiro

Palavras-chave:

Área de figuras planas, Comparação de áreas, Livros didáticos.

Resumo

O objetivo da presente pesquisa foi analisar as atividades sobre comparação de áreas de figuras planas presentes em uma coleção de livros didáticos do ensino fundamental – anos iniciais. Abordou-se a ideia de área como grandeza autônoma proposta por Douady e Perrin-Glorian. Além disso, o debate sobre as atividades de comparação de áreas de figuras planas foi apoiado pela ótica de Baltar. Em termos metodológicos, analisou-se uma coleção de livros didáticos do ensino fundamental – anos iniciais da disciplina de matemática. Os resultados mostram que existem poucas atividades sobre comparação de área de figuras planas. Elas, em sua maioria, estão ancoradas em procedimentos de resoluções numéricas, em especial, o ladrilhamento. Embora as técnicas geométricas (inclusão e sobreposição, decomposição e recomposição, e equidecomposição) estejam menos presentes, elas são relevantes por possibilitar a verificação de que as superfícies comparadas podem possuir área maior, menor ou igual.

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Publicado

2023-03-14 — Atualizado em 2024-03-05

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